Em visita a Buenos Aires, o vice-premiê italiano, Antonio Tajani, afirmou que o país busca ser o principal parceiro do Mercosul, tratando a Argentina como prioridade estratégica devido aos laços culturais. Tajani lidera uma comitiva com mais de 100 companhias italianas em missão que também passará por São Paulo, visando ampliar o comércio bilateral e aproveitar as oportunidades do acordo de livre comércio entre o bloco sul-americano e a União Europeia.
O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou nesta terça-feira (8) que o país quer ser o principal parceiro do Mercosul e que a Argentina é uma prioridade para os interesses italianos na região.
A declaração foi dada após homenagem ao general José de San Martín, herói da independência argentina, com a colocação de uma coroa de flores no monumento dedicado a ele em Buenos Aires.
"A Itália quer ser o primeiro parceiro dos países do Mercosul. Já vimos os primeiros dados, que registram forte crescimento das exportações e do intercâmbio comercial entre Itália, Argentina e os demais países do bloco", disse Tajani.
O vice-premiê lidera uma missão empresarial com mais de 100 companhias italianas, que terá sequência em São Paulo, para abrir oportunidades no âmbito do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.
"Estamos prontos a desenvolver o acordo com o Mercosul por meio de muitas empresas italianas", declarou.
Segundo o ministro, a presença de milhões de ítalo-descendentes na Argentina representa uma vantagem estratégica. "A Argentina é um país irmão, com tantos cidadãos de origem italiana que representam uma prioridade para nós, uma marcha a mais. Estamos muito felizes com essa visita, e a Argentina pode ser um grande exemplo dessa troca comercial", afirmou.