Islã sofre sofre com deturpação da fé pelo terrorismo

19 jul 2015 - 20h26

Milhões de muçulmanos na África celebraram o fim do Ramadã, o mês sagrado do Islã, em meio a um forte dispositivo de segurança que zelou para evitar possíveis ataques de grupos terroristas como Boko Haram e Al Shabab, que tantos crimes cometeram em nome deste credo.

O Quênia, com 11% de população muçulmana, acompanhou com receio o Eid ul -Fitr (nome da festa que encerra este período de jejum e oração), especialmente após os atentados cometidos pelo Al Shabab nos últimos meses, como o da Universidade de Garissa, onde morreram 148 pessoas em abril.

Publicidade

Em meio a uma ofensiva terrorista em nome de Alá, a comunidade muçulmana saiu em sua defesa em lugares como Nairóbi, onde a mesquita Jamia publica o "Friday Bulletin", um boletim semanal conhecido por reivindicar o Islã como uma religião de paz e justiça social.

"Os muçulmanos estão fora deste terrorismo que ameaça a convivência pacífica dos quenianos de diferentes origens étnicas, raciais e religiosos", se assinala na publicação.

Diante do panorama mundial de terrorismo, os jovens lideram a defesa com várias iniciativas, as mais populares através das redes sociais, para denunciar os assassinatos de grupos islamitas.

A mais conhecida é a campanha "Not in my name" (não em meu nome), em que milhares de muçulmanos denunciam que os atentados terroristas não são cometidos em nome da defesa do Islã.

Publicidade

No entanto, a ativista espanhola Wadi N-Daghestani, com milhares de seguidores nas redes sociais, não é a favor de gestos deste tipo. "Não tenho que pedir perdão cada vez que se assassina em nome da estupidez, parece ofensivo me justificar por crimes que nada têm a ver com a religião que pratico", explicou à Agência Efe.

Aadil Fazal, da Associação de Jovens Muçulmanos, com sede em Nairóbi, denunciou que a "jihad", palavra que em seu sentido original significa luta, esforço, está sendo manipulada.

"O Corão explica que matar uma só pessoa é igual matar a humanidade", lembrou.

Ambos consideram que a imprensa, que nem sempre utiliza os termos corretos, é cúmplice da imagem distorcida do Islã no mundo.

"O termo terrorismo islâmico me dói nos ouvidos, é um termo do Ocidente cunhado em cima de estereótipos e preconceitos que os meios de comunicação atribuem falsamente ao Islã. Por isso eu me refiro ao terrorismo antiislâmico ou islamofóbico", argumentou Wadi.

Publicidade

A contínua relação de terrorismo e Islã acentua a xenofobia, que hesita instintivamente ao ver um véu ou alguém que faz suas rezas em público voltado para a Meca.

"A imprensa também atribui a sharia - a lei sagrada do Islã - uma suposta legitimidade quanto ao apedrejamento iraniano, à mutilação genital feminina e aos maus-tratos contra a mulher, como se não fossem crimes explicitamente castigados pela Sharia", lamentou a ativista.

Nas redes sociais, a feminista Wadi, que tenta alimentar o respeito ao Islã e luta contra todo fundamentalismo, insistiu que não se tratam de extremistas muçulmanos, mas de terroristas, nem de jihadismo, mas de anti-jihadismo, e também não se trata de um estado islâmico, mas um estado antiislâmico.

A feminista destacou que "atentados sanguinários" são cometidos todos os dias em muitas partes do mundo, mas "só se bombardeia quando os autores são supostos islamitas".

Publicidade

Para os ativistas, a solução para esta manipulação passa por dar o exemplo, aplicando as doutrinas do Islã e do Corão nas esferas privada e pública, mostrando a verdadeira face de uma religião que em nada se parece com a que é usada pelos extremistas.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações