Irã dispara mísseis contra base dos EUA no Catar

Ação é represália por bombardeio a centrais nucleares

23 jun 2025 - 13h53
(atualizado às 15h09)

O Irã atacou militares dos Estados Unidos no Oriente Médio nesta segunda-feira (23), em represália pelo bombardeio americano às principais centrais nucleares do país persa, no último fim de semana.

Vista aérea da base de Al Udeid, no Catar
Vista aérea da base de Al Udeid, no Catar
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo o site Axios, que cita fontes israelenses, pelo menos 10 mísseis foram disparados contra a base de Al Udeid, nos arredores de Doha, no Catar. Essa é maior instalação militar dos EUA na região e abriga mais de 10 mil soldados.

Publicidade

No entanto, de acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, as defesas antiaéreas do país "interceptaram" todos os mísseis lançados pelo Irã contra Al Udeid, e o ataque não deixou mortos nem feridos.

Já a agência de notícias semioficial iraniana Mehr disse que uma base americana na província de Al-Hasakah, na Síria, foi atingida por tiros de morteiro. Além disso, alarmes antiaéreos foram acionados nas bases dos EUA em Al Asad, no Iraque, e Al Salem, no Kuwait.

Doha condenou o bombardeio "com firmeza" e o definiu como uma  "flagrante violação da soberania" do país árabe e do "direito internacional".  "O Catar se reserva o direito de responder diretamente e de forma proporcional a essa clara agressão", salientou Al Ansari.

Imagens de satélite mostram que dezenas de aviões de guerra americanos foram removidos da base de Al Udeid ao longo dos últimos dias, como forma de precaução, e o local também havia sido evacuado previamente.

Publicidade

O Catar também já tinha fechado seu espaço aéreo para "garantir a segurança de cidadãos, residentes e visitantes", tendo em vista os "acontecimentos na região". "As autoridades monitoram atentamente e constantemente a situação", garantiu o Ministério das Relações Exteriores do país árabe. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se