Incêndio toma conta da histórica bolsa de valores de Copenhague

16 abr 2024 - 09h03

Um incêndio atingiu a Antiga Bolsa de Valores de Copenhague, um dos edifícios mais conhecidos da capital dinamarquesa, nesta terça-feira, engolindo sua torre, que desabou em uma cena que lembra o incêndio de 2019 na Notre-Dame de Paris.

Serviços de emergência, funcionários da Câmara de Comércio Dinamarquesa, incluindo seu presidente-executivo Brian Mikkelsen, e até mesmo transeuntes foram vistos carregando grandes pinturas para longe do edifício em uma corrida para salvar artefatos históricos das chamas.

Publicidade

"Estamos salvando tudo o que é possível", disse o chefe do corpo de bombeiros de Copenhague, Jakob Vedsted Andersen, aos repórteres.

O Museu Nacional da Dinamarca enviou 25 funcionários ao local para ajudar a retirar artefatos culturais e pinturas, informou no X.

O edifício histórico, cuja torre tem o formato da cauda de quatro dragões entrelaçados, estava sendo reformado e coberto por andaimes quando o incêndio começou.

Partes do teto desabaram e o fogo se espalhou por vários andares do edifício, disse Vedsted aos repórteres.

Publicidade

"É sempre triste apagar incêndios em prédios antigos", declarou ele.

Cerca de 120 pessoas estavam trabalhando para conter o incêndio, mas apenas cerca de 40% dele estava sob controle, disse Vedsted, acrescentando que a operação de combate ao fogo continuaria por pelo menos 24 horas.

Não houve relatos imediatos de feridos, informou a polícia.

"Imagens horríveis da Bourse. Muito triste. Um edifício icônico que significa muito para todos nós... Nosso próprio momento de Notre-Dame", escreveu o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, no X.

Uma espessa fumaça cinza subiu sobre a cidade e as sirenes podiam ser ouvidas quando os serviços de emergência foram chamados ao local. Cerca de 90 recrutas da Royal Life Guards, uma unidade do Exército, estavam ajudando a isolar e proteger objetos de valor, disseram os militares.

Publicidade

"Estou muito, muito triste... No início, não conseguia acreditar que era verdade", disse a professora Elisabeth Handberg, de 80 anos, acrescentando que ela e seus alunos observaram a fumaça da janela da sala de aula.

"Espero que ele seja reconstruído, não pode ser de outra forma."

O edifício em estilo renascentista holandês não abriga mais a bolsa de valores dinamarquesa, mas serve como sede da Câmara de Comércio Dinamarquesa.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações