Agentes do controverso Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) vão atuar nas operações de segurança americanas durante as Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo, na Itália, evento que será realizado entre 6 e 22 de fevereiro.
"Nos Jogos Olímpicos, a divisão de Investigações de Segurança Interna do ICE está apoiando o Serviço de Segurança Diplomática do Departamento de Estado dos EUA e o país anfitrião na avaliação e mitigação de riscos provenientes de organizações criminosas transnacionais", disse o ICE em um comunicado citado pela agência AFP.
O serviço de Investigações de Segurança Interna (HSI), segundo o ICE, é responsável por apurar possíveis ameaças globais envolvendo movimentação de pessoas, bens, dinheiro, contrabando, armas e tecnologia sensível. No entanto, de acordo com a instituição, "todas as operações de segurança permanecem sob autoridade italiana". "Obviamente, o ICE não conduz ações de controle de imigração em países estrangeiros", acrescentou.
A possível presença de agentes do serviço de imigração dos Estados Unidos na Itália se tornou uma dor de cabeça para a premiê Giorgia Meloni, cada vez mais pressionada internamente a adotar uma postura mais firme contra as ações do presidente Donald Trump, com quem sempre reivindicou ter uma relação privilegiada.
O ICE virou alvo de críticas no mundo inteiro após suas operações para rastrear e prender imigrantes supostamente em situação irregular nos EUA, que culminaram no assassinato de dois cidadãos americanos por agentes apenas em janeiro: a poeta Renée Good e o enfermeiro Alex Pretti.
"Após violências e assassinatos nos EUA, agora ficamos sabendo que os agentes do ICE virão à Itália para a segurança nas Olimpíadas de Milão-Cortina. Não podemos permitir isso", disse nesta terça (27) o ex-premiê Giuseppe Conte, líder do Movimento 5 Estrelas (M5S).
Já o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, afirmou que o ICE "não é bem-vindo" na cidade. "É uma milícia que entra nas casas das pessoas. Eu me pergunto se não podemos dizer 'não' a Trump pelo menos uma vez. Os agentes do ICE não devem vir à Itália porque não estão alinhados ao nosso modo democrático de garantir a segurança", acrescentou.
Na última segunda-feira (26), o ministro italiano do Interior, Matteo Piantedosi, havia garantido que o ICE não operaria no país e que a controvérsia se dava em torno de "nada".