Haiti, Indonésia e Japão: recorde os piores terremotos nas últimas décadas

Ásia foi o continente mais afetado por abalos sísmicos

25 jun 2026 - 13h33
(atualizado às 14h15)

O terremoto que atingiu a Venezuela na noite de quarta-feira (24) com dois abalos sísmicos de 7.2 e 7.5 na escala Richter, deixando um número de mortos e feridos ainda impreciso, figura entre tantos que sacudiram o mundo. Se o Haiti lidera a lista como a nação mais afetada por fenômenos geológicos desse tipo no século, a Ásia é o continente onde houve o maior número de tremores nas últimas décadas. A seguir, os principais terremotos das últimas décadas a partir do número de vítimas.

Terremoto deixou enorme destruição na Venezuela
Terremoto deixou enorme destruição na Venezuela
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

HAITI - 12 de janeiro de 2010: Um terremoto de magnitude 7 matou entre 250 e 300 mil pessoas no país caribenho. De acordo com as Nações Unidas, o fenômeno geológico atingiu mais de 3 milhões de habitantes no país.

Publicidade

INDONÉSIA - 26 de dezembro de 2004: O terremoto seguido por um tsunami na Indonésia marcou os primeiros anos do século 21. O violento tremor de magnitude 9,1 na escala Richter ocorrido ao largo da costa de Banda Aceh, em Sumatra, desencadeou um tsunami que atingiu 14 países banhados pelo Oceano Índico, estendendo-se do Sudeste Asiático à África Ocidental.

O número confirmado de mortos é de 227,9 mil, mas ao incluir os desaparecidos, que nunca puderam ser totalmente contabilizados, o total de vítimas ultrapassaria meio milhão.

CHINA - 12 de maio de 2008: Ao menos 87.587 pessoas morreram e 18.393 desapareceram na remota província montanhosa de Sichuan, no sudeste chinês, em meio a um tremor de magnitude 7.9 que atingiu 45,5 milhões de pessoas e deixou 15 milhões de deslocados.

PAQUISTÃO - 8 de outubro de 2005: Com epicentro próximo a Balakot, no nordeste paquistanês, o terremoto de magnitude 7.6 causou 87.351 mortes e deixou 138 mil feridos, arrasando vilarejos inteiros.

Publicidade

TURQUIA E SÍRIA - 6 de fevereiro de 2023: Um terremoto de magnitude 7.8 ocorrido durante a madrugada perto da cidade turca de Gaziantep, no sudeste da Anatólia, seguido, poucas horas depois, por outro de 7.7, matou entre 59.488 e 62.013 pessoas.

A estimativa é de 53.537 vítimas na Turquia e entre 5.951 e 8.476 na Síria.

IRÃ - 26 de dezembro de 2003: Um terremoto de magnitude 6.6 atingiu a cidade de Bam. Segundo as autoridades iranianas, o tremor causou entre 40 mil e 50 mil mortes, embora outras estimativas apontem para um número entre 25 mil e 30 mil óbitos.

JAPÃO - 11 de março de 2011: O quarto terremoto mais poderoso do mundo em mais de um século, com magnitude 9.1, ocorrido ao largo da costa leste, seguido por um tsunami, resultou em pelo menos 19.747 mortes, 2.556 desaparecidos e 130.927 deslocados. A usina nuclear de Fukushima também foi palco do acidente mais grave desde Chernobyl, em 1986.

TURQUIA - 17 de agosto de 1999: Um terremoto de magnitude 7.6 em Izmit, cidade industrial no noroeste turco, provocou o desabamento de milhares de edifícios e resultou em mais de 18 mil mortes.

Publicidade

NEPAL - 25 de abril de 2015: Um tremor de magnitude 7.8, seguido por inúmeras réplicas, como a de 7.1 em 12 de maio, com epicentro no distrito de Gorkha, causou 9.182 mortes, deixou mais de 25 mil feridos e destruiu quase 800 mil casas.

JAVA - 27 de maio de 2006: Um terremoto de magnitude 6.2, com epicentro próximo à cidade de Yogyakarta e ao templo de Borobudur, deixou mais de 6,2 mil mortos.

INDONÉSIA - 28 de setembro de 2018: Um tremor de magnitude 7.5 seguido por um tsunami na costa de Sulawesi resultou em mais de 5 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos confirmados, além de 206 mil pessoas deslocadas.

ARGÉLIA - 21 de maio de 2023: Um terremoto de magnitude 6.8 na cidade de Boumerdes e na capital, Argel, fez 2.265 vítimas.

AFEGANISTÃO - 21 de junho de 2022: Mais de 1,5 mil pessoas morreram após um tremor de magnitude 6,1.

Publicidade

MARROCOS - 8 de setembro de 2023: Com magnitude 6.8, foi o tremor mais forte já registrado no país, deixando quase 3 mil mortos. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se