Gênova terá transporte público gratuito a partir de dezembro

Ação experimental da cidade italiana vai durar 4 meses

30 nov 2021 - 12h11
(atualizado às 14h41)

O prefeito de Gênova, Marco Bucci, anunciou na última segunda-feira (29) que os moradores da cidade italiana poderão usar alguns transportes públicos de forma gratuita a partir do dia 1º de dezembro.

Experimento em Gênova acontecerá até dia 31 de março
Experimento em Gênova acontecerá até dia 31 de março
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

O experimento da capital da região da Ligúria, que tem como objetivo combater a poluição e desestimular o uso de veículos particulares, está previsto para durar quatro meses. A ação custará por volta de 600 mil euros (cerca de R$ 3,8 milhões).

Publicidade

"Esta é uma primeira etapa, mas a esperança é que no final do experimento os resultados sejam positivos para que possamos expandir o projeto", declarou Bucci.

A ação abrangerá o metrô da cidade italiana e os transportes verticais, como teleféricos e funiculares. Os moradores de Gênova poderão usar o metrô gratuitamente todos os dias das 10h às 16h e das 20h às 22h.

Nos últimos meses, Gênova lançou vários experimentos para incentivar o uso do transporte público. Em setembro, por exemplo, crianças menores de 10 anos de idade e alunos da universidade municipal puderam usar gratuitamente o metrô da cidade.

Embora não esteja no topo do ranking das cidades mais poluídas da Itália, Gênova vem sofrendo muito com congestionamentos e a ação mira resolver esse problema. .

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se