Favorito na Argentina fala em diálogo com Venezuela

21 ago 2019 - 11h06
(atualizado às 11h33)

O candidato de oposição na eleição presidencial argentina Alberto Fernández disse na terça-feira que, se vencer a eleição de outubro, promoverá o diálogo com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao lado de México e Uruguai.

A possível guinada na política externa da terceira maior economia da América Latina encerraria quase quatro anos de críticas estridentes a Maduro de parte do presidente da Argentina, Mauricio Macri, que como a maioria dos líderes regionais reconheceu o líder opositor Juan Guaidó como líder legítimo da Venezuela.

Publicidade
Candidato de oposição na eleição presidencial da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires
Candidato de oposição na eleição presidencial da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires
Foto: Agustin Marcarian / Reuters

Fernández massacrou Macri em uma eleição primária no início deste mês, que serve como uma prévia da votação de outubro, preparando o cenário de uma possível mudança política na América do Sul se a Argentina voltar a ter um governo de esquerda sob Fernández, juntando-se a Venezuela, Uruguai e Bolívia.

Em uma entrevista ao canal local 13, Fernández criticou as exigências regionais para que Maduro renuncie e elogiou México e Uruguai por defenderem conversas entre Maduro e a oposição.

"Eu me uniria a eles para tentar encontrar uma solução para a Venezuela, uma que os próprios venezuelanos encontrem", disse Fernández. "Não concordo com todas estas propostas a que parte dos latino-americanos fez coro com Trump."

A oposição da Venezuela e Washington disseram que Maduro só participa das conversas para ganhar tempo e exigiram que ele renuncie para haver eleições, acusando-o de ter roubado a votação do ano passado.

Publicidade

Veja também

Homem recusa cirurgia bariátrica e perde 89kg em dois anos
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se