Exército será "implacável" contra interferência na eleição nigeriana, diz presidente

18 fev 2019 - 19h41

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, advertiu nesta segunda-feira que qualquer um que tentar interferir eleição nigeriana, que foi adiada por uma semana, estará colocando sua vida em risco e criticou a comissão eleitoral de incompetência.

Propaganda eleitoral do president Muhammadu Buhari
17/02/2019
REUTERS/Luc Gnago
Propaganda eleitoral do president Muhammadu Buhari 17/02/2019 REUTERS/Luc Gnago
Foto: Reuters

A Comissão Nacional Eleitoral Independente (Inec) adiou em uma semana a eleição no sábado, no momento em que alguns dos 84 milhões de eleitores nigerianos já estavam a caminho de suas seções de votação.

Publicidade

Buhari disse que qualquer um que tentar roubar ou destruir urnas e materiais de votação da eleição agora prevista para ocorrer no próximo sábado será tratado com firmeza.

"Eu dei aos militares e à polícia instruções para serem implacáveis. Nós não vamos ser culpados pela má conduta da eleição", disse durante reunião de emergência de membros graduados de seu partido Congresso de Todos os Progressistas (APC), na capital Abuja.

Buhari disse que qualquer um que tentar intimidar eleitores ou interferir na votação "o fará às custas de sua própria vida".

O oposicionista Partido Democrático Popular (PDP) está insinuando que Buhari, um ex-ditador militar que foi eleito presidente em 2015, estaria por trás do adiamento para se manter no poder.

Publicidade

Já a legenda governista acusa o PDP de ser responsável pela mudança de datas e de estar conspirando com autoridades da comissão eleitoral.

Nenhum dos dois partidos apresentou evidências para fundamentar suas alegações.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações