Pelo menos quatro mineiros morreram e mais de 200 ficaram soterrados depois que uma explosão causou um incêndio em uma mina de carvão, nesta terça-feira, na província ocidental de Manisa, oeste da Turquia, informou o prefeito da cidade de Soma.
Muzaffer Yurttas, membro do parlamento local, disse à emissora NTV que os corpos de quatro trabalhadores foram retirados da mina, retratando a informação passada anteriormente por ele mesmo, que dizia que vinte pessoas tinham morrido. Na realidade, além dos quatro mortos, mais 20 trabalhadores foram levados para o hospital local. Acredita-se que as mortes tenham sido causadas por asfixia e queimaduras.
O prefeito de Soma, um distrito em Manisa, informou à CNN que entre 200 e 300 estavam trabalhando na mina quando houve a explosão, causada por uma falha elétrica.
A explosão aconteceu a cerca de 2 quilômetros de profundidade no interior da mina, que está localizada a 250 quilômetros ao sul de Istambul. Como o fato ocorreu durante uma troca de turnos, líderes sindicais locais dizem que não há certeza sobre o número exato de trabalhadores que ainda estariam na mina.
"Os esforços de resgate estão em andamento", informou o administrador do local, Mehmet Bahattin Atci a repórteres.
Equipes de resgate de regiões vizinhas estavam sendo enviadas para a área e o Ministro de Energia da Turquia, Taner Yildiz estava a caminho do local para supervisionar a operação de resgate. Yildiz confirmou que o incêndio foi provocado por uma falha elétrica
Acidentes em minas são comuns na Turquia, em função de condições de segurança precárias.
O pior desastre de mineração no país foi uma explosão de gás que, em 1992, matou 270 trabalhadores perto do porto de Zonguldak, no Mar Negro.
Com informações da Reuters, AFP e AP.