Porta-voz do Vaticano: 'podemos esperar um conclave breve'

O cardeal Federico Lombardi disse que os encontros pré-conclave serviram para adiantar o processo

10 mar 2013 - 17h10
(atualizado em 11/3/2013 às 10h02)
Porta-voz do Vaticano: "podemos esperar um conclave breve"
Video Player

Camuflado entre os turistas e viajantes, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, aproveitava, neste domingo em Roma, seus últimos momentos de tranquilidade antes da intensa semana de eleição do novo papa. “Podemos esperar um conclave breve: dois, três, quatro dias. No último século sempre foram conclaves breves”, disse Lombardi com exclusividade ao Terra.

Lombardi estima que os cardeais eleitores chegaram com um trabalho prévio e profundo já feito. “Eles tiveram alguns dias de reflexão juntos, trocaram experiências, comunicação, informação, mantendo conversas com os outros cardeais”. Para o porta-voz do Vaticano, esses contatos resultaram em “avaliações úteis para começar esse grande processo de eleição”.

Publicidade

Responsável pela comunicação do Vaticano desde a renúncia do espanhol Joaquín Navarro Valls em 2006, Lombardi se desdobra para atender aos meios de comunicação presentes em Roma nesses dias. Ele assegura ao Terra que não teve contato com Bento XVI desde que o Papa emérito foi para Castel Gandolfo.

“Estive em contato com o secretário (arcebispo Georg Gänswein) no primeiro dia para me informar sobre sua saúde, (...) mas despois não tive outras oportunidades. Temos que respeitar seu desejo de retiro, especialmente nesses dias nos quais ele precisa rezar por todos os cardeais que têm a carga da eleição”, disse.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se