Às vésperas do Conclave, Dom Odilo Scherer celebra missa em Roma

10 mar 2013 - 10h00
(atualizado em 9/9/2013 às 14h08)

O cardeal brasileiro Dom Odilo Scherer, um dos nomes especulados para suceder a Bento XVI na liderança do Vaticano, rezou em preparação a missa Pro eligendo pontifice na igreja de Santo André, centro de Roma, na manhã deste domingo. A celebração é um dos últimos preparativos para o início do Conclave, marcado para ter início nesta terça-feira, na Cidade do Vaticano.

Dom Odilo - titular desta igreja desde quando foi criado cardeal, em 2007 - celebrou a missa em italiano. "Precisamos tomar a decisão certa", disse o cardeal de São Paulo. No início, ele saudou em português a presença do embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Sá Barbuda. Jornalistas de diversos países lotaram a pequena igreja, localizada ao lado do Palácio Quirinale, sede da presidência da republica italiana.

Publicidade
Veja trecho de missa celebrada por Dom Odilo em Roma
Video Player

Nesta segunda, Dom Odilo participa da ultima congregação geral dos Cardeais antes do inicio do Conclave, na terça-feira. Todos os 115 cardeais eleitores já estão reunidos no Vaticano para dar início ao processo que escolherá o sucessor de Joseph Ratzinger, que renunciou ao Ministério de São Pedro no dia 28 de fevereiro.

Dia de orações

Os 115 cardeais que vão participar da eleição na terça-feira tiveram um dia de descanso antes da reunião pré-conclave, onde celebraram missas em Roma, no silêncio de capelas particulares ou em grandes catedrais e basílicas da capital.

"O conclave está ao virar da esquina. Oremos para que o Espírito Santo dê à Igreja um homem que possa liderá-la seguindo os passos dos grandes Pontífices dos últimos 150 anos", disse o cardeal Angelo Scola de Milão, em sua Missa em Roma. Ele é considerado o principal candidato italiano para suceder Bento XVI.

Publicidade

O cardeal de Boston Sean O'Malley pediu a Deus que "ilumine a Igreja" para os cardeais escolham um papa para confirmar a todos na fé. Outros cardeais, como Luis Antonio Tagle, de Manila, um dos cotados que é considerado um tiro no escuro, por causa de sua idade relativamente jovem, de 55 anos, manteve a discrição, permanecendo dentro de seminários ou outras instituições religiosas.

No Vaticano, a Praça de São Pedro estava estranhamente quieta, sem um papa pelo segundo domingo consecutivo. As janelas dos apartamentos papais com vista para a praça permaneceram fechadas.

Com informações da Reuters.

Fonte: Especial para Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se