Itália: coalizão de Berlusconi comemora 'maioria relativa' no Senado

25 fev 2013 - 17h04
(atualizado às 17h56)
Berlusconi deixa cabina após marcar seus votos em cédula
Berlusconi deixa cabina após marcar seus votos em cédula
Foto: AFP

A coalizão de centro-direita liderada pelo ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, se atribuiu uma "maioria relativa" no Senado nas eleições gerais da Itália, graças a resultados que qualificou de "muito positivos".

Em um discurso em Roma, o ex-ministro de Justiça, Angelino Alfano, secretário político do partido de Berlusconi, o Povo da Liberdade (PDL), agradeceu a "Il Cavaliere" que tenha aceitado liderar sua coalizão e levar-lhes à vitória no Senado. Se essa situação se confirmar, se torna difícil um governo da centro-esquerda, que partiu como favorito.

Publicidade

"Graças aos milhões de eleitores que acreditaram em nós quando tudo apontava que não podiam crer em nós. São resultados muito positivos, extraordinários. Estamos muito contentes e satisfeitos", afirmou Alfano, a quem Berlusconi indicou como seu candidato a primeiro-ministro.

Projeções para a Câmara

No entanto, a coalizão de centro-esquerda da Itália tem uma ligeira vantagem sobre a centro-direita do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi na eleição para a câmara baixa do Parlamento, indicaram projeções de três emissoras de TV. Uma projeção da Mediaset mostrou o grupo liderado por Pier Luigi Bersani ficando com 29,6% da câmara baixa, a centro-direita com 28,2%, o Movimento 5 Estrelas com 26% e o bloco centrista de Mario Monti com 10,8%. 

Já a Sky Italia coloca a centro-esquerda com 30,9 %, seguida da centro-direita com 27,7%, o 5 Estrelas com 25,6% e os centristas com 10,4%. Numa terceria projeção, o canal de TV La7 mostrou a centro-esquerda com 29,2%, a centro-direita com 28,3%, o 5 Estrelas com 26,4% e o bloco de Monti com 10,9%.

Publicidade

O partido ou coalizão que conquistar a maioria dos votos para a câmara baixa conquista automaticamente uma maioria de 340 cadeiras na Casa de 630, mas qualquer governo precisa ter também a maioria no Senado, uma disputa decidida regionalmente. Projeções indicam que a centro-direita está liderando no Senado, mas que nenhuma coalizão deve ter assentos suficientes para conseguir formar uma maioria na câmara alta.

Com informações das agências EFE e Reuters.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações