A imprensa francesa analisa a onda de violência e saques no país, destacando o fracasso das forças de segurança e a crise institucional do Estado. Veículos como L’Express, Le Point e Le Nouvel Obs apontam a perda de controle social, a ação de extremistas e o enfraquecimento de sindicatos e partidos como mediadores. Especialistas alertam que a despolitização e o vandalismo desordenado eclipsam as pautas sociais legítimas, criando um vácuo de autoridade que pode fortalecer eleitoralmente a direita.
L'Express concentra-se no fracasso do dispositivo de segurança e na atuação de grupos violentos durante as manifestações. Sob o título "O dia em que a ultra esquerda colocou a França de joelhos", a revista descreve uma ação coordenada em várias cidades, com a participação de grupos da ultra esquerda e de saqueadores oportunistas. Segundo a publicação, o governo foi surpreendido pela dimensão dos acontecimentos e as forças de segurança ficaram em alguns momentos sem condições de proteger determinados alvos.
Em entrevista à revista, o historiador americano Julian Bourg distingue o movimento social das ações violentas. Para ele, os episódios resultam da combinação de diferentes dinâmicas, entre elas a atuação dos black blocs e a chegada de jovens de bairros desfavorecidos. Bourg chama atenção para o caráter aparentemente não político de parte das destruições: segundo ele, cerca de 1.500 estabelecimentos foram atacados sem que fosse possível associar os atos a reivindicações específicas. Ele fala em uma "violência instrumental que não se vincula a nenhuma ideologia" e alerta para uma possível dinâmica de caos e desagregação social.
Enfraquecimento das instituições
Le Point amplia a discussão para a crise da autoridade e o enfraquecimento das instituições. No editorial intitulado "Caos por toda parte, autoridade em lugar nenhum", Saïd Mahrane interpreta os saques e confrontos como consequência da perda de mecanismos de autoridade e de controle social. A revista sustenta que o Estado já não consegue exercer a mesma força de controle e relaciona a violência à própria sociedade de consumo.
O filósofo Pierre-Henri Tavoillot, em entrevista intitulada "Estamos nos aproximando da guerra civil", considera que a violência passou a ocupar um lugar mais comum na ação política e vê uma crescente polarização entre duas visões inconciliáveis da situação. Ele também rejeita a ideia de que a violência possa ser explicada simplesmente pelas dificuldades enfrentadas pelos jovens.
O historiador Thibault Tellier, também entrevistado pela revista Le Point, acrescenta outro elemento: o enfraquecimento dos sindicatos e dos partidos como intermediários dos movimentos sociais. Segundo ele, a despolitização e a perda de influência sindical reduziram a capacidade de canalizar as reivindicações e de controlar os excessos durante as manifestações. O historiador chama esse processo de "desaprendizagem da democracia".
Falhas na preparação de policiais e no serviço de inteligência
Já Le Nouvel Obs questiona a tendência de transformar os acontecimentos em um debate exclusivamente sobre segurança e ordem pública. No texto intitulado "Retorno sobre um fiasco", a revista aponta falhas na preparação das forças de segurança e no trabalho de inteligência. A estimativa oficial de público teria ficado muito abaixo da dimensão real da mobilização, enquanto os serviços de informação haviam identificado previamente um risco elevado de violência.
Em entrevista, o filósofo Tristan Garcia afirma que o risco é que os saques e confrontos acabem apagando as reivindicações que deram origem ao movimento estudantil. Para ele, a mobilização tinha apresentado reivindicações concretas sobre educação e condições de estudo, antes de ser parcialmente eclipsada pela violência.
Garcia também rejeita uma explicação única para os acontecimentos. Segundo ele, tanto a direita quanto a esquerda tendem a recorrer a interpretações prontas para explicar a violência, sem necessariamente analisar quem participou dos confrontos, onde ocorreram e por que ocorreram. Ele prevê ainda que os episódios possam favorecer eleitoralmente a direita e a extrema direita.