'Sim' para casamento gay é 'revolução social', diz arcebispo

Para o arcebispo de Dublin, liberação do casamento homossexual na Irlanda deve abrir espaço para debate na Igreja Católica

23 mai 2015 - 13h59
(atualizado às 14h40)
Campanha pelo "sim" toma conta das ruas irlandesas
Campanha pelo "sim" toma conta das ruas irlandesas
Foto: Cathal McNaughton / Reuters

O arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, afirmou neste sábado (23) que o 'sim' do eleitorado irlandês ao casamento homossexual é um exemplo da "revolução social" que o país atravessa "há muito tempo", e reconheceu que a Igreja Católica deve reagir a estas mudanças.

Com a maioria dos votos do referendo realizado na sexta-feira já computados e com a vitória do 'sim' garantida, Martin afirmou que chegou o momento de a hierarquia católica iniciar um processo profundo de debate e "revisão da realidade".

Publicidade

Siga o Terra Notícias no Twitter

O líder da arquidiocese de Dublin afirmou que os responsáveis católicos devem encontrar uma "nova linguagem" para propagar mais eficazmente a mensagem da Igreja, sobretudo entre os mais jovens, cujo voto foi fundamental para a aprovação na consulta do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Com a vitória do 'sim', o casamento entre homossexuais passará a ser reconhecido pelo artigo 41 da Carta Magna, dando proteção constitucional e equiparação ao casamento tradicional.

Durante a campanha, a Igreja Católica, apoiada por um reduzido número de grupos conservadores, anti-aborto, e uma minoria de senadores e deputados, sustentou que o casamento gay atenta contra os valores da família tradicional e modificará radicalmente os processos de adoção e de barriga de aluguel, e ao mesmo tempo acabaria com os direitos das crianças.

Publicidade

A República da Irlanda promulgou em 2010 a lei de Relações Civis que concedia reconhecimento legal aos casais homossexuais, mas não qualificava essas uniões de casamento.

Japoneses protestam pela legalização do casamento gay
Video Player
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se