EUA, UE e Ucrânia se reúnem antes de cúpula entre Trump e Putin

Cúpula no Reino Unido também contará com representante da Itália

9 ago 2025 - 12h02
(atualizado às 13h02)

O Reino Unido sediará na tarde deste sábado (9) uma reunião entre altos funcionários dos Estados Unidos, da União Europeia (UE), Ucrânia e de vários países do bloco, incluindo Itália, para definir uma posição comum antes da cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin, marcada para 15 de agosto, no Alasca.

Putin, Trump e Zelensky tentam chegar a um cessar-fogo
Putin, Trump e Zelensky tentam chegar a um cessar-fogo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi divulgada por um porta-voz da Comissão Europeia, confirmando a presença de um representante de Bruxelas na reunião em Londres.

Publicidade

Segundo relatos, membros dos governos da Itália, como o embaixador Fabrizio Saggio, conselheiro diplomático da premiê Giorgia Meloni, França, Alemanha e Polônia também estarão presentes.

"A UE continua a apoiar as negociações de paz para pôr fim à guerra de agressão da Rússia, com a Ucrânia à mesa e nas quais Kiev possa tomar decisões independentes e soberanas, as quais a UE apoiará", declarou à ANSA o porta-voz de Bruxelas.

Em comunicado, Downing Street já havia confirmado que o ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, e o vice-presidente dos EUA, J.D Vance, vão sediar uma reunião com conselheiros de Segurança Nacional europeus e americanos para discutir a iniciativa de Trump pela paz na Ucrânia.

A reunião será "um fórum crucial para discutir o progresso rumo a uma paz justa e duradoura", afirmou o governo britânico, após um telefonema realizado entre Starmer e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Publicidade

"Ambos os líderes saudaram o desejo de Trump de pôr fim a esta guerra bárbara e concordaram que devemos manter a pressão sobre Putin para que encerre sua guerra ilegal", conclui o texto.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações