Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou em discurso neste sábado, 3, que o país está pronto para lançar um segundo ataque contra a Venezuela, caso seja necessário. "Estamos prontos para lançar uma segunda ofensiva e, se for necessário agir, vamos agir. Na verdade, presumimos que uma segunda onda seria necessária, mas agora provavelmente não será", disse.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os EUA bombardearam Caracas, capital da Venezuela, na madrugada deste sábado, e capturaram o líder venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Na tarde deste sábado, o presidente norte-americano discursou pela primeira vez após a invasão.
"O primeiro ataque foi tão bem-sucedido que provavelmente não precisaremos dar continuidade. Mas estamos preparando uma segunda onda, uma onda muito maior, na verdade. Esta foi cirúrgica. Agora temos uma Venezuela alinhada com os Estados Unidos da América, um país com o qual todo mundo quer se envolver por causa do que fomos capazes de fazer e realizar", declarou.
Durante a fala, o chefe do Executivo estadunidense destacou que as empresas petrolíferas dos EUA planejam uma ida à Venezuela para "investir bilhões de dólares" e "consertar a infraestrutura gravemente deteriorada".
"Nossas gigantescas companhias petrolíferas dos EUA, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera que está em péssimo estado e começar a gerar lucro para o país", completou.
Entre os líderes mundiais que repudiaram a invasão dos EUA está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele classificou o ataque como "inaceitável" e afirmou que os bombardeios e a captura de Maduro "representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional".
A primeira imagem do líder venezuelano capturado foi publicada pelo presidente republicano na rede social Truth Social. No registro, Maduro aparece vestindo moletom, de olhos vendados e pulsos algemados.