EUA agradecem Itália por ajuda em evacuação do Afeganistão

Blinken e Di Maio se reuniram nesta quinta-feira (2)

2 set 2021 - 19h41
(atualizado às 19h50)

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, agradeceu nesta quinta-feira (2) o chanceler italiano, Luigi Di Maio, "pelo inestimável apoio prestado pela Itália" às operações de evacuação no Afeganistão.

Operação de evacuação do aeroporto de Cabul
Operação de evacuação do aeroporto de Cabul
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A informação foi confirmada pelo próprio Blinken em uma publicação em sua conta oficial no Twitter, após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Itália.

Publicidade

Segundo o americano, durante o encontro foi discutido também "como a comunidade internacional pode continuar a promover segurança e proteção para afegãos, aliados e parceiros".

Di Maio, por sua vez, expressou os "profundos agradecimentos pela fundamental coordenação e cooperação entre as equipes [americana e italiana] no aeroporto de Cabul".

"Agimos com rapidez, eficácia e com espírito de verdadeira amizade. Uma estratégia combinada, partilhada com uma ampla coligação, é agora essencial", escreveu o ministro italiano.

Hoje cedo, a Farnesina anunciou que Di Maio fará uma série de visitas ao Uzbequistão, Paquistão e Tajiquistão a partir desta sexta-feira (3) como parte da missão italiana para enfrentar as consequências da crise no Afeganistão.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se