EUA : Congresso chega a pré-acordo por presos de Guantánamo

10 dez 2013 - 04h22
(atualizado às 06h07)

Os dirigentes dos comitês das Forças Armadas de ambas as câmaras do Congresso dos Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira um pré-acordo para facilitar as condições da mudança dos presos de Guantánamo para outros países, dentro de um projeto de lei orçamentária para a Defesa.

Esse pré-acordo assentaria o caminho para que cerca de 80 dos 162 presos que permanecem em Guantánamo, sejam transferidos para outros países.

Publicidade

No entanto, o pré-acordo mantém a proibição da transferência de detidos para que sejam julgados em território americano e da construção de novas instalações para alojá-los.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeu em maio a traçar um plano para a transferência dos presos para países que já deram sinal verde para recebê-los. Mais da metade dos detentos de Guantánamo está nessa situação.

Em novembro, o Senado rejeitou uma emenda que pretendia facilitar a mudança de presos de Guantánamo para o território americano para julgamento ou para terceiros países para sua libertação.

O secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, estimou recentemente que cada preso de Guantánamo custará US$ 2,7 milhões ao país neste ano, enquanto um réu em uma prisão federal de segurança máxima custa US$ 34 mil.

Publicidade

Obama começou sua Presidência em 2009 com a promessa de fechar a prisão e julgar seus detidos em tribunais federais dos EUA.

A maior dificuldade para conseguir esse fechamento na atualidade está nos cerca de 48 detidos que, segundo o governo do país, não podem ser libertados, pois representam sério perigo para a segurança nacional, nem julgados porque não existem provas suficientes contra eles ou são evidências conseguidas mediante sessões de tortura.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se