URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Agentes dos EUA apreendem 67 caracóis gigantes em aeroporto

Os animais haviam sido enviados da Nigéria para uma pessoa na Califórnia

15 jul 2014 - 06h41
(atualizado às 07h50)
Sessenta e sete caramujos africanos gigantes foram apreendidos por autoridades dos EUA
Sessenta e sete caramujos africanos gigantes foram apreendidos por autoridades dos EUA
Foto: AP

Sessenta e sete caracóis africanos gigantes vivos foram confiscados por agentes da alfândega dos Estados Unidos na maior apreensão do molusco já realizada por autoridades.

Publicidade

Os caracóis, proibidos nos EUA, foram encontrados por inspetores de proteção de fronteiras e da alfândega (CBP, na sigla em inglês) no Aeroporto Internacional de Los Angeles.

Eles tinham sido enviados da Nigéria para uma pessoa na Califórnia, disse Lee Harty, uma porta-voz da agência alfandegária.

Caramujos podem carregar parasitas que são prejudiciais para os seres humanos
Foto: AP

Os moluscos estão entre os maiores caracóis terrestres do mundo e podem atingir 20cm de comprimento, disseram autoridades.

O Departamento de Agricultura dos EUA colocou os caracóis em um incinerador após eles terem sido inspecionados, disse Lee, já que eles podem carregar parasitas que são prejudiciais aos seres humanos, incluindo um que pode levar à meningite.

Publicidade

Eles também são potencialmente prejudiciais à natureza, disse Maveeda Mirza, gerente de programa da CBP para a agricultura. "Esses caracóis são altamente prejudiciais às plantas locais porque comem qualquer tipo de vegetais", disse Maveeda.

Segundo ela, investigadores tentam descobrir por quê uma pessoa queria tantos caracóis. "Estamos investigando o que aconteceu mas não parece se tratar de contrabando", disse ela.

Mirza acrescentou que esta é a primeira vez que eles confiscaram uma grande quantidade de caracóis, disse ela, embora tenha havido casos dos moluscos serem encontrados acidentalmente na bagagem de pessoas.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações