Estados Unidos têm 50% da população totalmente vacinada

País é o mais afetado pela pandemia de Covid-19

6 ago 2021 - 17h04
(atualizado às 17h22)

Metade da população dos Estados Unidos está totalmente vacinada contra o novo coronavírus Sars-CoV-2, informou nesta sexta-feira (6) um funcionário da Casa Branca, no momento em que as imunizações aumentam no país, em resposta ao surto da variante Delta.

Campanha de vacinação anti-Covid em Los Angeles
Campanha de vacinação anti-Covid em Los Angeles
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo o responsável pelo monitoramento de dados sobre a Covid-19 da Casa Branca, Cyrus Shahpar, "50% dos americanos [de todas as idades] estão agora totalmente vacinados". "Continuemos assim", escreveu ele no Twitter.

Publicidade

Isso significa que mais de 165 milhões de pessoas receberam as vacinas de duas doses da Moderna ou Pfizer ou a vacina única da Janssen. Desta forma, a meta de imunizar totalmente metade dos adultos americano foi atingida no final de maio.

Shahpar ainda explicou que a média semanal de pessoas recém-vacinadas aumentou 11% em relação à semana passada e 44% nas últimas duas semanas.

Os Estados Unidos lideram o ranking de países mais afetados pela pandemia de Covid-19, com 615 mil mortes. Desde que assumiu o cargo, o presidente Joe Biden tem pressionado fortemente para que os americanos sejam vacinados.

No entanto, depois de atingir o pico em abril, a taxa de vacinação diária caiu consideravelmente. O programa de imunização agressivo acabou gerando esperanças do país retomar a vida cotidiana durante o verão", mas não foi possível principalmente em decorrência do avanço da variante Delta, considerada mais contagiosa.

Publicidade

Nas últimas semanas, os novos casos, mortes e hospitalizações registrados em 24 horas aumentaram drasticamente, o que fez algumas cidades americanas, como Los Angeles e Nova York, a anunciarem novas medidas anti-Covid, incluindo a apresentação obrigatória de um certificado de vacinação para acessar locais fechados.

O coordenador de Covid da Casa Branca, Jeff Zients, revelou ainda que, por quatro semanas consecutivas, o número médio de cidadãos vacinados diariamente subiu.

De acordo com o levantamento da Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos acumulam 615.703 óbitos e 35.506.965 contágios de Covid desde o início da emergência sanitária.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações