Número de mortes na guerra síria passa de 115 mil, diz ONG

Observatório Sírio dos Direitos Humanos aponta que 47 mil soldados leais a Assad morreram, assim como 23 mil combatentes rebeldes e 41 mil civis

1 out 2013 - 10h38
(atualizado em 16/6/2018 às 09h46)
Homem passa de moto por cemitério destruído no bairro de Duma, em Damasco, nesta terça-feira
Homem passa de moto por cemitério destruído no bairro de Duma, em Damasco, nesta terça-feira
Foto: Reuters

Mais de 115 mil pessoas morreram nos mais de 2 anos e meio da guerra civil síria, incluindo dezenas de milhares de soldados, combatentes rebeldes e civis, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) à agência Reuters nesta terça-feira. 

O novo número sugere que cerca de 5 mil pessoas morreram no mês de setembro e que o volume de mortes na guerra não diminuiu após o ataque químico do dia 21 de agosto iniciar um grande debate internacional sobre uma possível intervenção militar, a ser liderada pelos Estados Unidos, na Síria. 

Publicidade

Segundo o OSDH, 47 mil soldados e membros de milícias leais ao presidente Bashar al-Assad foram mortos no conflito. Entre as forças rebeldes, incluindo soldados que desertaram, o total seria de 23 mil mortos. Além disso, mais de 41 mil civis - 6 mil crianças e 4 mil mulheres - 3 mil pessoas não identificadas morreram. 

O OSDH, organização baseada em Londres, faz a contabilização a partir de imagens de vídeo e fotografia dos corpos e procura familiares, médicos e ativistas para confirmar as mortes. 

Guerra na Síria para iniciantes
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações