Diretor do Mossad e chanceler da Síria discutiram destacamentos militares turcos antes de ataques, dizem fontes

19 ago 2026 - 15h19
(atualizado às 16h29)

O chefe do Mossad (agência de espionagem israelense), Roman Gofman, manteve uma conversa por ⁠telefone com o ministro ‌das Relações Exteriores da Síria, Asaad al-Shaibani, ‌na semana passada, ‌na qual discutiram ⁠a presença militar da Turquia na Síria, disseram três pessoas a par do assunto.

A ligação, que ‌segundo as fontes ocorreu em ‌14 ⁠de ⁠agosto, ocorreu dias antes de Israel ⁠lançar ‌ataques aéreos ‌contra uma base aérea militar síria no norte do país na ⁠terça-feira.

Publicidade

O contato ocorrido figura entre as conversas de mais alto nível até o ‌momento entre Israel e o novo governo sírio ⁠desde a queda do ex-ditador Bashar al-Assad, em dezembro de 2014.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, responsável por questões relacionadas ao Mossad, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, assim como um porta-voz de Shaibani.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se