UE prevê que situação do abastecimento de eletricidade seja crítica nas próximas semanas

19 ago 2026 - 15h53
(atualizado em 20/8/2026 às 13h29)
Resumo
O comissário de Energia da União Europeia, Dan Jorgensen, alertou que o abastecimento de eletricidade no bloco deve seguir sob pressão nas próximas semanas devido a ondas de calor e à escassez de água, que afetam a Europa Central e o Sudeste. Apesar do quadro crítico que eleva a demanda e impacta a geração, o fornecimento permanece estável e sem risco imediato de desabastecimento no curto prazo.

‌A situação do abastecimento de eletricidade na União Europeia deverá seguir apertada nas próximas ⁠semanas, afirmou ‌nesta quarta-feira o comissário de ‌Energia da ‌UE, Dan ⁠Jorgensen, devido ao impacto das recentes ondas de calor.

"As altas temperaturas ‌persistentes e os ‌níveis de ⁠água ⁠baixíssimos estão pressionando ⁠a geração ‌e ‌a demanda de eletricidade na Europa Central e ⁠no Sudeste da Europa", escreveu ele no X.

Publicidade

"A ‌segurança do abastecimento de energia elétrica ⁠está estável e não há riscos de insuficiência no curto prazo, mas espera-se que a situação continue apertada nas próximas semanas", disse Jorgensen.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se