Dia da Paz: Brasil é o 91º mais pacífico entre 162 países

País sofre com a alta taxa de homicídios e a facilidade de acesso às armas de fogo; mundo se afasta cada vez mais da paz desde 2007, segundo levantamento

23 fev 2015 - 08h40
(atualizado às 09h01)
<p>Embora um cessar-fogo tenha sido conquistado na Ucrânia, nenhum dos dois lados do conflito - exército da Ucrânia ou separatistas - têm feito jus à promessa de paz na região</p>
Embora um cessar-fogo tenha sido conquistado na Ucrânia, nenhum dos dois lados do conflito - exército da Ucrânia ou separatistas - têm feito jus à promessa de paz na região
Foto: Gleb Garanich / Reuters

"Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz", diz o clássico de 1971 "Imagine", de John Lennon. Quase 44 anos depois, evoluímos pouco. Na verdade, nos afastamos cada vez mais desse sonho. Segundo o Índice Global de Paz (IGP), divulgado anualmente pelo Instituto de Economia e Paz (IEL), desde 2007, a caminhada mundial rumo à paz, que começou no final da Segunda Guerra Mundial, se interrompeu e passamos a nos afastar deste objetivo.

Publicidade
Brasileiro teme a violência no País
Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP/Archivo

Nesse sentido, no Dia da Paz e da Compreensão Mundial, comemorado nesta segunda-feira (23), os países mais pacíficos têm muito o que comemorar. Entre eles, segundo o IGP, estão Islândia, Dinamarca e Áustria. O Brasil, em 91º lugar dentre os 162 países avaliados em 22 critérios, está mal no ranking graças à alta taxa de homicídios, a facilidade de acesso às armas de fogo e a sensação de violência da população. 

Membros do grupo Black Bloc em uma manifestação contra a Copa do Mundo da Fifa, em fevereiro de 2014
Foto: Paulo Whitaker / Reuters

Conflito na Ucrânia

A Ucrânia e a Rússia, envolvidas há um ano em uma disputa separatista que se transformou em intenso conflito armado, ocupam algumas das piores posições no ranking do IGP. 

Publicidade

Entenda a crise na Ucrânia

Enquanto a Ucrânia ocupa a 141ª posição, a Rússia está na 152ª. Ambos os países apresentam péssimos resultados com relação aos conflitos internos enquanto a crescente militarização da Rússia é tida como fator mais grave pelos autores do relatório..

E a situação não deve mudar tão cedo. Afinal, mesmo com diversas sanções e quebras de acordo entre a Rússia e potências ocidentais, a crise na Ucrânia parece estar longe do fim. 

Vice dos EUA diz que ‘Putin promete paz, mas entrega tanques’
Video Player

Conflito na Síria e no Iraque 

A Síria está em último lugar no ranking do IGP. O problema lá é grave tanto na questão dos conflitos internos quanto na da segurança nacional. 

Entenda os conflitos na Síria

Publicidade

Envolvido em uma guerra civil que teve início em 2011, o país tem sido vítima constante de ataques terroristas e de ocupações comandadas pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI). 

Desvendando o Estado Islâmico

Vizinho da Síria, o Iraque também tem sido vítima de ataques do EI e de outros grupos terroristas. O país ocupa o 159º lugar no ranking de paz. Entre a Síria e o Iraque, estão o Sudão do Sul (160ª posição) e o Afeganistão (161ª).

Perigo na África

Com o crescimento do grupo terrorista Boko Haram, alguns países africanos são tidos como áreas violentas e de risco para a população. A Nigéria, país onde o grupo atua com maior frequência, está em 151º lugar no ranking.

Boko Haram ameça atacar países vizinhos da Nigéria
Video Player

Mesmo assim, a República Democrática do Congo é considerada mais violenta (155ª posição), seguida pela República Centro Africana (156ª), o Sudão (157º), a Somalia (158ª) e o Sudão do Sul.

Publicidade

O Egito ocupa a 143ª posição no ranking. Já a Guiné Equatorial - tão criticada pelos brasileiros após o polêmico desfile da escola de samba Beija-Flor, que homenageou o país - está em 93º lugar, apenas dois atrás do Brasil.

Caos na Faixa de Gaza

Em 2014, o conflito na Faixa de Gaza se acirrou e mais de 2 mil palestinos morreram durante quase dois meses de confrontos intensos. Do lado israelense, 73 pessoas morreram, sendo 69 soldados e quatro civis. No ranking dos países mais pacíficos do mundo, Israel aparece na 149ª posição. Os principais critérios que levaram o país ficar nessa posição são a presença e a facilidade de acesso a armamentos pesados, assim como sua exportação.

Faixa de Gaza: entenda o conflito

Confira a lista dos 15 países mais pacíficos e menos pacíficos do mundo, segundo o Índice Global de Paz.

Mais pacíficos

1 - Islândia

Publicidade

2 - Dinamarca

3 - Áustria

4 - Nova Zelãndia

5 - Suíça

6 - Finlândia

7 - Canadá

8 - Japão

9 - Bélgica

Publicidade

10 - Noruega

11 - República Tcheca

12 - Suécia

13 - Irlanda

14 - Eslovênia

15 - Austrália

Menos pacíficos

1 - Síria (162º lugar)

Publicidade

2 - Afeganistão (161º lugar)

3 - Sudão do Sul (160º lugar)

4 - Iraque (159º lugar)

5 - Somália (158º lugar)

6 - Sudão (157º lugar)

7 - República Centro-Africana (156º lugar)

8 - República Democrática do Congo (155º lugar)

9 - Paquistão (154º lugar)

Publicidade

10 - Coreia do Norte (153º lugar)

11 - Rússia (152º lugar)

12 - Nigéria (151º lugar)

13 - Colômbia (150º lugar)

14 - Israel (149º lugar)

15 - Zimbabue (148º lugar)

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações