Departamento de Justiça dos EUA divulga nova remessa dos arquivos de Epstein

23 dez 2025 - 10h33

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um novo conjunto de documentos de suas investigações sobre o ‌falecido financista e criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, incluindo vídeos ‌de câmeras de circuito interno e registros legais.

A mais recente divulgação envolve cerca de 29.000 páginas, com muitas supressões e dezenas de videoclipes, incluindo vários que parecem ter ‍sido filmados dentro de uma prisão. Epstein foi encontrado morto em 2019 após um aparente suicídio em uma prisão de Nova York.

Publicidade

O material mais recente chega alguns ‌dias depois que o governo do ‌presidente dos EUA, Donald Trump, publicou uma grande quantidade de arquivos de Epstein, em uma tentativa de cumprir uma nova lei que obriga a divulgação sobre o tema politicamente polêmico.

No entanto, as publicações de sexta-feira e sábado continham extensas supressões, enfurecendo alguns republicanos e fazendo pouco para neutralizar um escândalo que ameaça o partido antes das eleições de meio de mandato de 2026.

Na segunda-feira, Trump minimizou a importância dos arquivos de Epstein. Falando aos repórteres, ele disse que o material foi "usado apenas para desviar a atenção de um tremendo sucesso" dele e de seus pares republicanos.

A nova lei de transparência, aprovada por esmagadora ‌maioria pelo Congresso no mês passado, determinou a divulgação de todos os arquivos de Epstein, apesar do esforço de meses de Trump para mantê-los sob segredo.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações