Colômbia tem 1ª morte por variante brasileira de Covid-19

A vítima não tinha viajado

13 mar 2021 - 12h51
(atualizado às 13h05)

A Colômbia confirmou a primeira morte pela variante P1, ou brasileira, do coronavírus, disse o governo do país, acrescentando que a vítima que morreu em janeiro era mais velha e tinha várias comorbidades.

A variante P1 impulsionou uma segunda onda do vírus em São Paulo e Rio de Janeiro, que nesta semana tomaram medidas para apertar restrições à circulação das pessoas. O Brasil registra mais de 275 mil mortes por Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos.

Publicidade
Pessoas passam por ponto de controle ilegal instalado por civis perto da ponte internacional Simon Bolivar durante fechamento de fronteira ordenado pelo governo colombiano como medida de prevenção ao surto de Covid-19
28/09/2020
REUTERS/Juan Pablo Bayona
Pessoas passam por ponto de controle ilegal instalado por civis perto da ponte internacional Simon Bolivar durante fechamento de fronteira ordenado pelo governo colombiano como medida de prevenção ao surto de Covid-19 28/09/2020 REUTERS/Juan Pablo Bayona
Foto: Reuters

"Um novo caso da variante P1 foi detectado em um adulto idoso em Bogotá com múltiplas comorbidades e que não tinha viajado. Ele foi hospitalizado e morreu em 28 de janeiro", disse o Instituto Nacional de Saúde em um comunicado na noite de sexta-feira.

A Organização Mundial da Saúde alertou que a epidemia no Brasil coloca em risco países vizinhos como a Colômbia, que relatou os primeiros casos da variante brasileira em janeiro, na cidade amazônica de Letícia.

A Colômbia interrompeu voos da cidade para impedir a propagação da variante, mas disse esta semana que reiniciaria o transporte humanitário sob regras rígidas. O país também proibiu voos para o Brasil.

O governo colombiano espera administrar 1 milhão de doses de vacinas contra Covid-19 até 20 de março, pouco mais de um mês após o início da campanha de vacinação. O país registra 2,29 milhões de infecções e quase 61 mil mortes.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se