China acusa EUA de tentar impedir melhoria de laços com Índia

25 dez 2025 - 13h39

A China acusou os Estados Unidos nesta quinta-feira de distorcer sua política de ‌defesa em um esforço para impedir uma melhora ‌nos laços entre Pequim e Nova Délhi.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, respondeu a uma pergunta ‍em uma coletiva de imprensa sobre a possibilidade da China explorar a recente diminuição das tensões com a ‌Índia sobre áreas de fronteira ‌disputadas para impedir o aprofundamento dos laços entre os Estados Unidos e a Índia.

Publicidade

A China vê seus laços com a Índia a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, disse Lin, acrescentando que a questão da fronteira é um assunto entre China e Índia e que "não queremos que nenhum país faça julgamentos sobre essa questão".

O Pentágono disse na terça-feira que a China "provavelmente busca capitalizar a diminuição da tensão (...) para ‌estabilizar as relações bilaterais e impedir o aprofundamento dos laços entre os EUA e a Índia".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se