Chefe de comércio de Trump diz que ameaça de tarifa sobre Groenlândia é apropriada

20 jan 2026 - 13h12

A ameaça do presidente norte-americano, Donald Trump, de impor tarifas sobre produtos ‌de países que se opõem à ‌sua exigência de controle da Groenlândia pelos Estados Unidos é "um uso apropriado de tarifas" em ‍um contexto geopolítico e pode ter como objetivo estimular negociações, disse o representante comercial dos ‌Estados Unidos, Jamieson Greer, ‌nesta terça-feira.

Greer disse durante um painel de discussão no Fórum Econômico Mundial em Davos que havia "uma longa história de uso de ferramentas que estão no nexo da economia e da segurança nacional nos Estados Unidos", incluindo controles de exportação, sanções e tarifas.

Publicidade

Perguntado se Trump queria negociações sobre o controle da Groenlândia, Greer acrescentou: "Isso é possível, algo sobre ‌o qual ele falou. Acho que ele é muito claro sobre o que espera".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se