O rei Charles III e o papa Leão XIV realizaram uma reunião histórica no Vaticano, culminando na primeira oração conjunta entre líderes anglicano e católico em quase 500 anos.
O rei Charles III e a rainha consorte Camilla, do Reino Unido, chegaram ao Vaticano na manhã desta quinta-feira (23) para uma histórica visita ao papa Leão XIV.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os dois líderes fizeram uma breve reunião no Palácio Apostólico e, em seguida, iniciaram uma oração ecumênica em latim e inglês na Capela Sistina, palco dos conclaves que elegem os pontífices.
É a primeira vez em quase 500 anos, desde o cisma anglicano, que os chefes das duas igrejas rezam juntos, em mais um passo nos esforços da Santa Sé para promover a união entre as confissões cristãs.
A oração é liderada por Leão XIV e pelo arcebispo de York, Stephen Cottrell, enquanto o cântico dos salmos foi confiado aos coros da Sistina, da Capela de St George, situada no Castelo de Windsor, e das crianças da Capela Real de St. James Palace.
Vestido com um terno azul claro, enquanto Camilla adotou um tom mais escuro, adornado por um véu negro, Charles III presenteou o Papa com uma grande fotografia em prata e um ícone de São Eduardo, o Confessor. Já o pontífice americano deu ao monarca uma reprodução do mosaico do "Cristo Todo-Poderoso" que adorna a Catedral de Cefalùm na Sicília.
Papa Leão XIV entre o rei Charles III e a rainha consorte Camilla
O encontro acontece sob forte esquema de segurança, e diversos acessos à Praça São Pedro, coração do Vaticano, estão fechados para o público.
Como soberano do Reino Unido, Charles III também é o chefe da Igreja Anglicana, criada em 1534, quando o rei Henrique VIII rompeu com a Santa Sé para aumentar o controle sobre a religião no país, se divorciar da rainha Catarina de Aragão e se casar com Ana Bolena.
Charles, no entanto, não está acompanhado da nova arcebispa da Cantuária, Sarah Mullally, primeira mulher eleita para o cargo de líder espiritual dos anglicanos, uma vez que ela tomará posse apenas em março de 2026.