Chanceler italiano diz que 'Made in Italy' pode superar barreiras no mercado global

Antonio Tajani destacou crescimento das exportações para Pequim

17 abr 2026 - 13h40
(atualizado às 14h20)

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou nesta sexta-feira (17) que os produtos "Made in Italy" têm capacidade de superar barreiras no mercado global.

Antonio Tajani destacou crescimento das exportações para Pequim
Antonio Tajani destacou crescimento das exportações para Pequim
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os comentários do chanceler foram feitos durante sua visita a Xangai, na China, onde se reuniu com representantes da comunidade empresarial italiana no gigante asiático.

Publicidade

"O 'Made in Italy' é capaz de superar as barreiras existentes porque, quando há qualidade no mercado, há o desejo de escolhê-la", afirmou o vice-premiê italiano.

No encontro, Tajani também destacou o crescimento das exportações para Pequim neste ano, em comparação com a desaceleração observada no ano passado.

"Nos primeiros meses de 2026, as exportações para a China voltaram a crescer: hoje, mais de 1,5 mil empresas italianas estão presentes, com 130 mil funcionários e um faturamento total de aproximadamente 33 bilhões de euros. Essa sólida presença é algo que o governo está determinado a fortalecer para impulsionar o crescimento e a internacionalização de nossas empresas", acrescentou.

Tajani também revelou que a Sace (Servizi Assicurativi del Commercio Estero), agência de crédito à exportação da Itália, assinou múltiplos acordos com parceiros chineses envolvendo 300 milhões de euros para apoiar a exportação de máquinas e tecnologia da nação europeia, além de novos projetos conjuntos no setor de energias renováveis.

Publicidade

O político ainda participou da inauguração de uma exposição sobre o "Made in Italy", que busca explorar a identidade italiana por meio da cultura, inovação, artesanato e gastronomia.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações