Um brasileiro de 27 anos, Luís Felipe Vieira Toledo Porto, morreu em combate na Ucrânia após atuar como voluntário na guerra contra a Rússia; ele foi homenageado e sepultado com honras militares no país.
Um brasileiro morreu em combate na Ucrânia, onde atuava como soldado voluntário há pouco mais de um ano na guerra contra a Rússia. Trata-se de Luís Felipe Vieira Toledo Porto, de 27 anos, morador de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com passagem pelo Exército Brasileiro, Luís Felipe mudou para a Ucrânia em 2024 para fazer parte da 23ª Brigada Mecanizada Independente das Forças Terrestres das Forças Armadas da Ucrânia.
Segundo o Diário de Teresópolis, o brasileiro era filho do Policial Militar de Teresópolis Luís Toledo, que por muitos anos serviu como sargento no 30º Batalhão de Polícia Militar.
Acompanhado por familiares, o pai de Luís participou da solenidade em homenagem ao filho, sepultado com todas as honras reservadas aos chamados ‘novos heróis’ da Ucrânia.
Em vídeos divulgados por uma conta dedicada a Luis Felipe nas redes sociais, o pai aparece fardado, prestando as últimas homenagens ao filho e recebendo a bandeira da Ucrânia de um soldado. (Confira abaixo)
O funeral de Luís Felipe ocorreu na Igreja da Guarnição dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em Lviv, oeste da Ucrânia. O sepultamento foi realizado em seguida no Cemitério de Lychakiv, em campo destinado aos homens e mulheres que perderam a vida na batalha contra a invasão russa.