O mineiro Iago Queiroz, de 32 anos, chegou ao Brasil após ser deportado dos Estados Unidos, mas acabou “sumindo”. A Polícia Civil foi acionada e, na manhã deste domingo, 26, o homem foi localizado em um terminal de ônibus na região da Pampulha, em Belo Horizonte (MG).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao Terra, a Polícia Civil de Minas Gerais disse que o desaparecimento do homem foi registrado no sábado, 25, na Capital. A partir disso, a autoridade policial iniciou os procedimentos necessários e, após diversas diligências da Divisão de Desaparecidos, ele foi localizado.
“Imediatamente, a família foi comunicada e o homem encaminhado para tratamento médico especializado”, complementou a polícia. A reportagem questionou o motivo do encaminhamento, mas não obteve resposta.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que acompanha o caso, disse seguir em contato com a polícia, o Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado e a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão para garantir o seguimento das medidas de proteção e cuidado necessários.
“O Ministério destaca e reconhece o empenho e a atuação integrada dos órgãos de segurança pública, do sistema de justiça e das equipes técnicas envolvidas, cujo trabalho foi fundamental para a localização e o acolhimento seguro de Iago”, complementou a pasta, ao Terra.
Detido nos EUA
Segundo informações de familiares de Iago ao jornal STB News, ele morava em Eatontown, no estado de New Jersey, há 7 anos. Até que e, agosto deste ano, ele foi preso e transferido para o ICE – o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, e passou por cinco centros de detenção até ser deportado na última semana.
Uma tia do homem disse que ele é diagnosticado com transtornos psiquiátricos, e foi informado de que ele apresentou sinais de surto psicótico e delírios na recepção do voo de repatriados.
Iago, então, teria sido encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Vespasiano, na Grande BH, e acabou saindo do local sem supervisão na madrugada de sábado, 25.