Biden completa 81 anos em meio a preocupações com sua idade antes de eleição

Político é o mais velho da história no cargo; pesquisas de opinião mostram que norte-americanos estão preocupados com possível reeleição

20 nov 2023 - 10h25
(atualizado às 10h56)
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos
Foto: REUTERS/Julia Nikhinson

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, completa 81 anos nesta segunda-feira, 20, um número que deve chamar a atenção. O político é o mais velho da história a ocupar o cargo, e pesquisas de opinião têm mostrado que os norte-americanos estão preocupados com o fato de ele ser velho demais para buscar a reeleição.

Biden respondeu com humor àqueles que acham que ele está velho demais para o trabalho na Casa Branca, em uma tentativa de convencer eleitores de que sua idade e experiência de mais de meio século no serviço público são ativos para resolver os problemas do país.

Publicidade

"Tenho agora 198 anos", brincou Biden em junho.

Caso seja reeleito, ele finalizará o seu segundo mandato com 86 anos. O republicano Ronald Reagan, que tinha sido o presidente mais velho a ocupar o cargo antes, terminou seu segundo mandato aos 77 anos, em 1989. Donald Trump, líder para obter a nomeação do Partido Republicano e enfrentar Biden em 2024, tem 77 anos.

Em uma pesquisa Reuters/Ipsos realizada em meados de setembro, os eleitores expressaram preocupação com a idade de Biden e sua capacidade de comandar o país. No total, 70% dos entrevistados, incluindo 65% dos democratas, afirmaram que Biden é muito velho para ser presidente, enquanto que apenas 39% disseram que ele estava mentalmente saudável para ocupar a Presidência.

Na comparação, 56% responderam que Trump era velho demais para o cargo, enquanto 54% opinaram que estava mentalmente saudável para os desafios na Casa Branca.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se