Ataque do Irã a base dos EUA no Catar pode ser 'iminente'

País árabe já determinou fechamento de espaço aéreo

23 jun 2025 - 13h34
(atualizado às 13h51)

Um eventual ataque do Irã contra uma base dos Estados Unidos no Catar, no Oriente Médio, pode ser "iminente".

Vista aérea da base americana de Al Udeid, no Catar
Vista aérea da base americana de Al Udeid, no Catar
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi publicada pela emissora Fox News, que cita fontes americanas. O país árabe já fechou seu espaço aéreo para "garantir a segurança de cidadãos, residentes e visitantes", tendo em vista os "acontecimentos na região".

Publicidade

Já o diário The Wall Street Journal publicou que lançadores de mísseis estão sendo posicionados pelas forças iranianas, situação que é monitorada pelo Pentágono.

O Catar abriga a maior base dos EUA na região, a de Al Udeid, onde estão alocados mais de 10 mil soldados. "As autoridades monitoram atentamente e constantemente a situação", garantiu o Ministério das Relações Exteriores catariano.

Um possível ataque seria uma represália do Irã por conta do bombardeio americano às três principais centrais nucleares do país persa (Fordow, Isfahan e Natanz), ocorrido no último fim de semana e que marcou a entrada dos EUA no conflito ao lado de Israel.

Em janeiro de 2020, no primeiro mandato de Donald Trump, Teerã já havia disparado mísseis contra bases americanas o Iraque por conta do assassinato do general Qassem Soleimani, então comandante da Força Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária iraniana, mas sem deixar vítimas.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se