Países europeus e UE condenam o ataque norte-coreano

23 nov 2010 - 09h24
(atualizado às 11h12)

A União Europeia (UE) condenou firmemente o ataque da Coreia da Norte que bombardeou nesta terça-feira uma ilha sul-coreana, com um saldo de dois mortos e 18 feridos, afirmou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

Coreia do Norte abre fogo contra Coreia do Sul
Video Player

"Estou profundamente preocupada com os eventos de hoje na península coreana, que deixou vítimas entre os militares e civis sul-coreanos", afirmou Ashton em um comunicado. "Eu condeno firmemente este ataque da Coreia do Norte", acrescenta.

Publicidade

Os ministros das Relações Exteriores do Reino Unido, Alemanha, França e Rússia manifestaram sua contrariedade em relação às ações da coreia do Norte.

O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, declarou-se muito preocupado com "a nova provocação norte-coreana". "Espero um comportamento sensato de todas as partes durante esta situação tensa e saúdo os esforços do presidente sul-coreano Lee para evitar que a situação se deteriore", acrescentou.

O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, também condeou energicamente o ataque. "A Grã-Bretanha condena energicamente o ataque não provocado da Coreia do Norte à ilha sul-coreana de Yeonpyeong. Estes ataques só levarão a mais tensões na península coreana", afirmou.

Michèle Alliot-Marie, chefe da diplomacia francesa, pediu a Pyongyang que acabe com as "provocações". "Condeno com a maior firmeza os disparos de artilharia norte-coreanos dirigidos à ilha de Yeonpyeong", declarou a ministra em comunicado. "A França apela à Coreia do Norte que termine com as provocações e se abstenha de qualquer novo ato suscetível de aumentar a tensão na região", acrescentou.

Publicidade

Já Serguei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo, ressaltou a necessidade de se fazer o possível para acalmar a situação. "O que ocorreu é condenável. Os que dispararam contra a ilha sul-coreana na região da chamada 'divisa' assumem sem dúvida uma enorme responsabilidade", disse Lavrov durante uma entrevista coletiva em Minsk, segundo a agência russa Interfax. "Apelamos insistentemente para que sejam tomadas medidas imediatas para acalmar a situação e impedir a repetição de ações similares no futuro", declarou o ministro.

Com informações das agências AFP e EFE.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações