Exército da Indonésia obriga mulheres a teste de virgindade

Teste é justificado como sendo prova da “melhor condição física e mental” da mulher

19 mai 2015 - 11h50
(atualizado às 11h54)
Mulheres são forçadas a fazer ‘teste da virgindade’ na Indonésia
Mulheres são forçadas a fazer ‘teste da virgindade’ na Indonésia
Foto: Time / Reprodução

Mulheres que desejam se juntar às Forças Armadas e à polícia da Indonésia – ou mesmo aquelas que planejam se casar com oficiais – são obrigadas a fazer o chamado “teste da virgindade” na Indonésia, segundo denunciou a organização Human Rights Watch (HRW). As informações são da Time.

Um segredo obscuro do estado indonésio que foi revelado pela ONG, a prática tem sido combatida por advogados e defensores dos direitos humanos, já que o teste é considerado algo degradante e humilhante para as recrutas. A imposição da virgindade para o alistamento nas Forças Armadas é justificado como sendo prova da “melhor condição física e mental” da mulher.

Publicidade

Siga o Terra Notícias no Twitter

“Eles consideram uma virgem mentalmente mais saudável do que uma que não seja. Assim,  costumam dizer, ‘como você pode defender a honra de nossa nação se você não pode defender sua própria honra?'”, explicou o porta-voz do HRW, Andreas Harsono, na Indonésia.

O general Moeldoko defende a prática do teste da virgindade – no qual dois dedos são colocados na vagina da mulher em busca do hímen. “É algo bom, porque criticar? É uma medida de moral. Não tem outra forma”, disse.

A reação de Moeldoko reflete o pensamento da polícia nacional, seguindo um padrão imposto há, pelo menos, cinco décadas. Não se sabe ao certo quando o teste começou a ser aplicado, mas é estimado que é usado antes de 1960.

Publicidade
TV indonésia causa polêmica com simulação do fuzilamento
Video Player

Além de ser usado para as recrutas, ele também poderá ser requerido às estudantes do ensino médio que planejam entrar para o colegial. Em fevereiro passado, o prefeito da cidade de Jember, leste de Java, sugeriu que as jovens que não fossem virgens não pudessem se graduar. Estima-se que oficiais mulheres sejam apenas 2% ou 3% do total das forças armadas e da polícia, respectivamente. Para os homens, porém, não há um teste homólogo que avalie a moral.  

Não existe nenhuma comprovação científica de que o teste prove a virgindade ou não de uma mulher, já que existem casos de erros no "diagnóstico". 

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se