URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

China lembra o "grande líder" Chávez e envia condolências à Venezuela

6 mar 2013 - 06h07
(atualizado às 06h14)

O governo chinês lamentou nesta quarta-feira a morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez, qualificado como "um grande líder da Venezuela e amigo do povo chinês".

"Durante seu mandato, Chávez deu uma grande contribuição às relações de amizade e cooperação entre China e Venezuela", expressou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, em entrevista coletiva em Pequim.

Publicidade
Veja íntegra do discurso em que Maduro anunciou morte de Chávez
Video Player

Segundo assegurou, tanto o presidente em fim de mandato, Hu Jintao, como o secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh) e próximo chefe de Estado chinês, Xi Jinping, enviaram hoje mensagens de condolências ao vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Fizeram o mesmo o presidente da Assembleia Nacional Popular - principal órgão legislativo do país -, Wu Bangguo, e o ministro das Relações Exteriores chinês, Yang Jiechi.

A porta-voz chinesa acrescentou que "o Partido, o Governo e o povo da China estão dispostos a trabalhar com a Venezuela para desenvolver constantemente a associação estratégica entre ambos os países".

Além disso, o gigante asiático manteve seu compromisso de "promover suas relações de amizade" com a Venezuela, um país que classificou de "muito importante para a região e bom amigo da China".

Publicidade

"Nos últimos anos, durante o mandato de Chávez, as relações bilaterais registraram um grande desenvolvimento", ressaltou Hua, e acrescentou que a "China trabalhará para que siga sendo assim".

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se