Representante da União Europeia visita a Bolívia para avaliar luta antidroga

18 ago 2013 - 20h04
(atualizado às 21h33)

O comissário para o Desenvolvimento da União Europeia (UE), Andris Piebalgs, chega nesta segunda-feira à Bolívia para uma visita que avaliará a ajuda antidroga terá uma reunião com o presidente Evo Morales, divulgaram fontes oficiais.

Piebalgs chega a Santa Cruz e imediatamente vai para a região de Chapare, uma das produtoras de coca da Bolívia, onde também opera o narcotráfico com a fabricação de cocaína.

Publicidade

No Chapare, o comissário da UE se reunirá com dirigentes camponeses e autoridades encarregadas da erradicação de cultivos ilegais de coca e da apreensão do narcotráfico. Ainda visitará instalações de uma fábrica de palmito, produto alternativo à produção de coca.

No lugar visitará o Centro de Treino Internacional Anti-narcóticos 'Garras da Coragem', de formação de policiais anti-droga, e conhecerá o programa de controle social de cultivo de coca

Piebalgs se reunirá na quarta-feira com o presidente Morales e o chanceler boliviano, David Choquehuanca, no Palácio do Governo de La Paz, divulgou o escritório da UE. Outro encontro, na própria quarta, com ministros bolivianos, vai acontecer nas áreas em que se executam obras financiadas com a cooperação europeia.

Na quinta-feira, Piebalgs visitará projetos da UE na região andina de Oruro, concretamente no lago Poopó e na mina Huanuni, e na sexta-feira terá uma agenda privada para terminar a visita à Bolívia.

Publicidade

O vice-ministro boliviano de Substâncias Controladas, Felipe Cáceres, destacou em entrevista à agência estatal ABI, que a UE dá à Bolívia uma ajuda integral na luta contra as drogas e que pretende mantê-la até 2020.

Segundo Cáceres, a UE deve lançar este ano um programa de cooperação antidroga de 30 milhões de euros.

Um recente relatório do Escritório da ONU contra Drogas e Crime estabeleceu que as plantações de coca na Bolívia se situaram em 2012 em 25.300 hectares, dois mil menos que as contabilizadas um ano antes.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações