URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Prefeito processa cardeal por polêmica sobre casamento gay

18 ago 2010 - 16h38
(atualizado às 16h50)

O prefeito da capital mexicana, Marcelo Ebrard, apresentou hoje um processo por danos morais contra o cardeal Juan Sandoval Íñiguez, que o acusou de corromper magistrados da Suprema Corte para validar casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

O processo, apresentado no Tribunal Superior de Justiça do Distrito Federal, pede, além disso, a reparação do dano causado pelas declarações de Sandoval e solicita uma multa para o cardeal, informaram à EFE fontes ligadas ao caso.

Além disso, a ação legal se estende ao porta-voz da Arquidiocese Primada do México, Hugo Valdemar, que esta semana disse que as leis aprovadas no Distrito Federal causavam mais dano "que o narcotráfico".

Desta forma, Ebrard cumpriu sua ameaça de processar os hierarcas, em particular Sandoval, se ele não se desculpasse de acusá-lo de subornar juízes para que aprovasse a constitucionalidade dos casamentos homossexuais, assim como a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, aprovada esta semana.

Em mensagem à imprensa após formalizar o processo, Ebrard disse que o apresentou "não só como defesa da minha honra e do meu prestígio, mas também como defesa do princípio histórico mexicano de separação entre a Igreja e o Governo".

A constitucionalidade dos casamentos homossexuais no México foi aprovada em 5 de agosto e, no dia 12 do mesmo mês, foi determinado que todos os estados deviam reconhecer os matrimônios.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se