Pelo menos 40 pessoas morreram durante operação de captura de Maduro, diz jornal

Entre as vítimas estão civis e soldados, de acordo com o jornal americano The New York Times

3 jan 2026 - 20h49
Nicolás Maduro é capturado pelos Estados Unidos em bombardeio à Venezuela
Video Player

Pelo menos 40 pessoas, incluindo civis e soldados, morreram durante a operação de captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro neste sábado, 3, de acordo com o jornal americano The New York Times, segundo um alto funcionário venezuelano, que falou sob condição de anonimato.

Ainda de acordo com o The New York Times, mais de 150 aeronaves americanas foram enviadas para neutralizar as defesas aéreas da Venezuela, permitindo que helicópteros militares transportassem as tropas que atacaram a posição de Maduro.

Publicidade

O avião com o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, a primeira-dama Cilia Flores, pousou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova York. Maduro saiu algemado da aeronave e escoltado por mais de uma dúzia de agentes federais. Ele vestia uma roupa cinza clara.

Múltiplas explosões foram ouvidas neste sábado, 3, em Caracas, capital da Venezuela, em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos
Múltiplas explosões foram ouvidas neste sábado, 3, em Caracas, capital da Venezuela, em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos
Foto: Stringer/Anadolu via Getty Images

O Boeing 757-200 do Departamento de Justiça americano saiu da Baía de Guantánamo, em Cuba, e seguiu rumo aos Estados Unidos. O espaço aéreo na região do Caribe foi fechado.

Também neste sábado, a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, anunciou que Maduro será julgado pela Justiça americana em um tribunal de Nova York.

Segundo Bondi, o ditador venezuelano e a primeira-dama, Cilia Flores — também detida pelas autoridades americanas —, foram formalmente acusados dos seguintes crimes: conspiração para narcoterrorismo; conspiração para tráfico de cocaína; posse de metralhadoras e dispositivos explosivos; conspiração para posse de metralhadores.

Publicidade

Transporte por navio

Segundo Trump, Nicolás Maduro e sua esposa foram capturados em Caracas pelos agentes que participavam da ação dos EUA na Venezuela.

Ambos foram então levados por um helicóptero das Forças Armadas dos EUA até o Iwo Jima, um dos navios de guerra da Marinha dos EUA que estavam posicionados no mar do Caribe desde o fim do ano passado.

A embarcação tem ainda grande capacidade para projetar poder aéreo e terrestre em operações combinadas, contando com helicópteros, aviões e fuzileiros a bordo.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se