O vice-presidente Geraldo Alckmin comemorou nesta quinta-feira (15) o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, cuja assinatura está prevista para este sábado (17), e afirmou que o tratado envia uma mensagem clara em defesa do multilateralismo e do livre comércio.
"O acordo é um exemplo para o mundo. Em um momento de guerras, de protecionismo exacerbado, você dá um exemplo de que é possível fortalecer o multilateralismo e o livre comércio. É um exemplo para o mundo", afirmou Alckmin em entrevista para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o pacto Mercosul-União Europeia "representa o maior acordo entre blocos econômicos do mundo".
Alckmin destacou ainda a importância da "liderança e perseverança" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a conclusão do acordo, lembrando que as negociações se arrastaram por cerca de 25 anos.
"É um acordo que vinha sendo trabalhado há décadas e nunca saía do papel. Finalmente será assinado neste sábado" declarou. A cerimônia será realizada no Paraguai, país que exerce a presidência rotativa do grupo sul-americano.
Lula deve se reunir nesta sexta (16) com os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, António Costa, em encontro que antecede a formalização do tratado.