Velório de Mandela acaba sem que milhares tenham se despedido

13 dez 2013 - 15h40
(atualizado às 15h42)

O funeral de Nelson Mandela terminou nesta sexta-feira em Pretória às 17h30 (local, 13h30 em Brasília) com milhares de sul-africanos que esperavam ainda poder entrar no recinto e que não conseguiram se despedir de seu herói nacional.

Cerca de 60 mil pessoas concentradas desde primeira hora nos pontos de acesso ao edifício do governo sul-africano, onde acontecia o velório, não puderam apresentar hoje seu respeito a Mandela, de acordo com fontes policiais citadas pela rede de televisão estatal SBC.

Publicidade

Após três dias de velório, nas quais cem mil pessoas passaram pela capela, os restos mortais do ex-presidente sul-africano serão transferidos amanhã de avião de Pretória até Qunu, no sudeste do país, onde Mandela cresceu e será enterrado no domingo.

A multidão que hoje chegou a Pretória ultrapassou todas as previsões e a capacidade das autoridades da capital no terceiro e último dia de velório.

Só três horas depois da abertura ao público da capela, as 08h (local, 4h em Brasília), a polícia de Pretória decidiu fechar os acessos ao recinto governamental onde estava o caixão de Mandela.

O desejo de se despedir do pai da democracia sul-africana provocou uma corrida na qual uma menina de sete anos caiu e quase foi esmagada.

Publicidade

As instalações voltaram a abrir ao público por volta das 16h20 (local, 12h20 em Brasília), quando um novo grupo de pessoas pôde entrar no anfiteatro onde tinha está o caixão de Mandela desde quarta-feira passada.

Finalmente, a capela ardente foi fechada por uma hora e meia antes do entardecer, seguindo o desejo da família de que o cortejo fúnebre não viajasse após o pôr-do-sol.

O corpo de Madiba, (apelido carinhoso do ex-presidente da África do Sul em referência ao clã do qual fazia parte), passará a noite no Hospital Militar Um de Pretória e será tranferido amanhã à base aérea militar de Waterkloof.

Dali o corpo de Mandela irá para o aeroporto de Mthatha, no Cabo do Leste, às 10h45 (local, 06h45), para chegar a Qnuu às 12h45h (local, 10h45 em Brasília), informou o porta-voz da família Temba Matanzima.

Publicidade

Madiba morreu há uma semana aos 95 anos em sua casa em Johanesburgo, após um longo período doente por causa de problemas respiratórios.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações