Pretória vive último dia de velório de Nelson Mandela

13 dez 2013 - 06h11
(atualizado às 06h14)

A capela ardente de Nelson Mandela abriu nesta sexta-feira pelo terceiro e último dia na sede do governo da África do Sul em Pretória, onde os cidadãos terão a última oportunidade de se despedir dele antes de sua mudança para Qunu, a aldeia onde será enterrado. Assim como nos dois dias anteriores, o cortejo fúnebre voltou a transportar o corpo de Mandela do Hospital Militar de Pretória até o edifício dos Union Buildings, a sede do Executivo sul-africano, escoltado por batedores da polícia.

Vários cidadãos, que já formavam filas quilométricas no começo da manhã, cumprimentaram com júbilo a passagem do cortejo fúnebre, que chegou à sede governamental por volta das 8h locais (4h de Brasília). Como nos outros dias do velório, o neto do ex-presidente, Mandla Mandela, esteve ao lado do caixão de seu avô durante todo o trajeto.

Publicidade

Segundo a tradição do ramo Thembu do povo xhosa, etnia da qual pertence o clã Mandela, um homem adulto da família deve acompanhar o corpo até o enterro. Uma banda militar voltou a executar o hino nacional pouco antes da chegada do carro fúnebre ao recinto governamental.

Em seguida, vários militares transferiram o caixão até o altar colocado no centro do pátio dos Union Buildings. Depois que as Forças de Segurança e os serviços de Emergências prestaram reverência ao caixão de Mandela, começou o desfile de cidadãos que, em profundo silêncio e em passos rápidos, deram adeus ao herói nacional.

O público terá hoje uma última oportunidade para se despedir do ícone da luta contra o "apartheid" até as 17h30 locais (13h30 de Brasília). Segundo as autoridades de Pretória, mais de 20 mil pessoas compareceram à capela ardente durante o dia de ontem. Um número ainda maior é esperado para hoje.

Os restos de Mandela serão transferidos amanhã para a aldeia de Qunu, onde o ex-presidente passou sua infância e desejou ser enterrado. Já no domingo, Nelson Mandela será sepultado em uma cerimônia que será assistida por milhares de pessoas.

Publicidade

Madiba, como é carinhosamente conhecido o ex-presidente na África do Sul, morreu há uma semana aos 95 anos em sua residência de Johanesburgo, após lutar contra problemas respiratórios.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se