Boko Haram mata ao menos 43 pessoas na Nigéria, dizem testemunhas

26 mai 2015 - 15h44

Militantes do Boko Haram mataram pelo menos 43 pessoas em um ataque de cinco horas à cidade de Gubio, no Estado de Borno, nordeste da Nigéria, disseram testemunhas nesta terça-feira.

Milhares de pessoas morreram e vários milhões foram deslocadas em uma insurgência de seis anos do Boko Haram, que chegou a controlar uma área do tamanho da Bélgica no nordeste do maior produtor de petróleo da África. Mas os insurgentes islâmicos vem perdendo grande parte de suas conquistas em contraofensivas militares.

Publicidade

O último ataque, que uma fonte militar disse que envolveu um comboio de cerca de 50 membros do Boko Haram na invasão a Gubio, durou cerca de cinco horas no sábado à tarde e terminou por volta de 21h30, disse o morador local Malam Yusuf Mohammed, que estimou que mais de 400 casas foram queimadas pelos insurgentes.

"Eles vieram atirando, ameaçando matar todo mundo. Atearam fogo em muitas casas, incendiaram veículos e motos do nosso povo. Perdemos 43 pessoas, incluindo duas crianças", afirmou Abubakar Mondama, líder de um grupo de vigilantes, aos jornalistas.

O Boko Haram foi expulso de quase todo o território capturado após uma série de ofensivas realizada por forças armadas da Nigéria apoiadas pelos vizinhos Chade, Níger e Camarões nos últimos meses.

(Reportagem de Lanre Ola)

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações