URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Patrocínio

MPF recomenda garantias de direitos básicos aos povos indígenas após reconhecimento de anistia

Recomendações foram enviadas à União

3 abr 2024 - 15h51
(atualizado em 9/4/2024 às 12h36)

Após o reconhecimento de anistia coletiva aos povos indígenas, o MPF (Ministério Público Federal) recomenda que a União garanta direitos básicos aos povos Guarani Kaiowá. Entre as recomendações estão: o reconhecimento de terras indígenas, assistência médica, construção de posto de saúde, com disponibilização de medicamentos e rede elétrica.

Pedido de Anistia foi acatado por Comissão de Anistia na terça
Pedido de Anistia foi acatado por Comissão de Anistia na terça
Foto: feira (2) - Reprodução / Perfil Brasil

O pedido de reparação coletiva foi acatado, na terça-feira (2), pela Comissão de Anistia, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos, com isso, reivindicações e medidas reparadoras pela violência durante o regime militar foram acatadas. O pedido de anistia aos povos originários foi feito pelo MPF em 2015 e chegou a ser rejeitado por duas vezes.

Publicidade

No documento, o MPF pontuou que durante o período da ditadura militar, entre 1964 e 1985, os indígenas sofreram diversas violações. Em Mato Grosso do Sul, os povos Guarani Kaiowá, que vivem na região de Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande, foram retirados das vastas terras que ocupavam e concentrados em espaços menores, estabelecidos pelo poder público.

***Leia a matéria completa em MidiaMax.uol.com.br

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se