Maio Laranja: operação de combate ao abuso infantil termina com 14 presos pela polícia

A operação teve como intuito reforçar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é comemorado neste sábado (18)

16 mai 2024 - 19h36

A Polícia Civil prendeu 14 pessoas durante uma operação de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, tema que é relembrado durante a campanha Maio Laranja, deflagrada nesta quinta-feira (17), sendo 11 por cumprimento de mandado e três em flagrante. A ação ocorreu em 21 municípios do Paraná.

PCPR prende 14 pessoas em operação do Maio Laranja, ação de combate ao abuso infantil.
PCPR prende 14 pessoas em operação do Maio Laranja, ação de combate ao abuso infantil.
Foto: Divulgação/Polícia Civil / Banda B

A operação teve como intuito reforçar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e faz parte da campanha do Maio Laranja.

Publicidade

Esta é uma data fundamental para conscientizarmos a população sobre a importância de preservarmos a integridade das crianças e adolescentes, além de tirarmos de circulação indivíduos que cometeram este tipo de crime.

Luciana Novaes, ressalta a delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada.

O delegado titular do Núcleo de Proteção à Criação e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) na Capital, Rodrigo Rederde, reforça que o objetivo é tirar de circulação indivíduos que cometeram os crimes de violência e abuso sexual contra vulneráveis.

É uma operação de resposta a esses crimes cometidos contra crianças e adolescentes. Tiramos de circulação várias dessas pessoas envolvidas com o abuso sexual infantil. As investigações continuam. Para nós é muito importante o dia D de combate ao abuso sexual de vulneráveis.

Rodrigo Rederde, delegado titular do Núcleo de Proteção à Criação e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) na Capital.

    O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Anualmente, a PCPR realiza campanhas e ações para marcar a data com a finalidade de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

    Durante a primeira quinzena de maio foram realizadas 45 palestras e ações comunitárias para mais de 2.497 pessoas. As ações tiveram como público-alvo crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, e a rede de apoio. Foram abordados temas como o semáforo do toque e o combate aos abusos sexuais.

    Denúncias

    Para denunciar anonimamente o cidadão pode ligar para o disque 100 ou 181. Denúncias de crimes ocorridos em Curitiba podem ser feitas pelo telefone (41) 3270-3370, diretamente à equipe de investigação.

    Publicidade

      Ação educativa

      O Nucria vai promover um evento de conscientização contra o abuso sexual infantil neste sábado (18), no Parque Barigui, em Curitiba, das 10h às 17h. No local serão disponibilizadas orientações, materiais educativos, recreações, exposição dos carros da PCPR e cães terapeutas.

      Fique por dentro das principais notícias
      Ativar notificações