O templo do automobilismo brasileiro, Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, foi palco de um fim de semana muito especial: o encerramento da temporada do Campeonato Paulista de Fórmula Vee (FVee). A competição, que ocorreu entre os dias 20 e 21 de dezembro, definiu as categorias Geral, Junior e Master, além de contar com uma programação completa, integrando esporte, experiências e relacionamento.
Na categoria Master, e na classificação geral, o grande campeão coroado foi o piloto Levi Simões (SP) #44, que finalizou o ano com 320 e 316 pontos, respectivamente. Na última etapa, no Autódromo de Interlagos, ele terminou a primeira corrida em segundo, no sábado (20), e venceu a segunda prova no domingo (21), na classificação geral, com um bico de vantagem na linha de chegada.
Enquanto isso, a categoria Júnior entregou emoção até o último momento do campeonato. Rafa Marques #48 foi o vencedor e consagrou-se campeão da categoria Júnior e vice-campeão da Geral após o fim da segunda corrida. No entanto, para a surpresa de todos, o piloto foi desclassificado após o fim da prova, devido a um incidente com Augusto Águilla.
A desclassificação de Rafa teria garantido o título para o piloto Augusto Águila #12. Porém, após revisão da corrida, a direção de provas decidiu que o Águila também será desclassificado da última prova do fim de semana, mas ainda não divulgou o resultado oficial. Caso aconteça, o título será de Gabriel Reis #71. Ou seja, o campeonato pode ter terminado em pista, mas ainda não acabou fora delas.
Como foi a experiência do público na Fórmula Vee?
Além de assistir às disputas na pista, pilotos e convidados tiveram acesso a um lounge exclusivo durante os dois dias de evento, incluindo café da manhã e da tarde, que foi oferecido pela Rede Sacolão. Após as corridas, o ambiente foi transformado para a confraternização de todos com a degustação de produtos da Cervejaria Campinas.
Para os convidados presentes, a programação também incluiu a realização de um workshop conduzido pelo psicólogo da 4Mind, Vinicius Barreti, que abordou a importância da preparação psicológica para uma boa performance em pista, especialmente em momentos decisivos de campeonato.
Enquanto isso, ativações interativas também estavam disponíveis. Os convidados puderam aproveitar o Reaction Challenge, que testou o tempo de reação dos participantes, e o simulador Logitech G, no jogo Automobilista 2, onde a habilidade de todos no automobilismo foi testada. Foram distribuídos prêmios da Mormaii para todos os vencedores, ampliando o engajamento e a experiência fora da pista.
Fim de semana de homenagens
O fim de semana também contou com uma homenagem especial a Wilson Fittipaldi Júnior, um dos pioneiros e maior nome da história da FVee. Esse momento especial reuniu a esposa do ex-piloto, Rita Fittipaldi, pilotos e convidados, para reconhecer a sua contribuição histórica para a modalidade e o automobilismo.
"Esse encerramento de temporada reflete o que buscamos construir ao longo do ano: um campeonato competitivo na pista, mas que também valoriza a experiência dos pilotos, parceiros e convidados, fortalecendo a Fórmula Vee como um ambiente de formação, relacionamento e legado", destacou Guilherme Putnoki, sócio da modalidade.
Confira a configuração final do campeonato:
Geral
Levi Simões (SP) 316
Augusto Águila (PR) 252
Rafael Marques (MT) 247
Gabriel Reis (SP) 186
Marcelo Medici (SP) 180
Júnior
Augusto Águila (PR) 280
Gabriel Reis (SP) 272
Rafael Marques (MT) 268
Henrique Pettinari (SP) 30
Master
Levi Simões (SP) 320
Marcelo Medici (SP) 292
Vinícius Villela (SP) 208
Claudio Reina (SP) 32
Osvaldo Vilanova (SP) 24