França confisca ativos iranianos em resposta a tentativa de ataque em Paris

2 out 2018 - 08h01

A França confiscou ativos de propriedade dos serviços de inteligência do Irã e de dois iranianos em resposta a uma tentativa de ataque a um comício de um grupo de oposição iraniano exilado ocorrido nas redondezas de Paris em junho, informou o governo francês nesta terça-feira.

Apoiadores de Maryam Rajavi, presidente eleito do Conselho Nacional de Resistência do Irã, durante comício em Villepinte, nos arredores de Paris 30/06/2018  REUTERS/Regis Duvignau
Apoiadores de Maryam Rajavi, presidente eleito do Conselho Nacional de Resistência do Irã, durante comício em Villepinte, nos arredores de Paris 30/06/2018 REUTERS/Regis Duvignau
Foto: Reuters

A França havia alertado Teerã a esperar uma resposta robusta depois que um diplomata iraniano foi preso na Alemanha suspeito de envolvimento com um plano para detonar bombas durante uma reunião do Conselho Nacional de Resistência do Irã, com sede em Paris.

Publicidade

Rudy Giuliani, advogado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e diversos ex-ministros europeus e árabes estavam presentes no evento realizado em Villepinte.

"Uma tentativa de ataque em Villepinte foi frustrada no dia 30 de junho. Um incidente de tamanha gravidade em nosso território nacional não poderia passar impune", disseram em comunicado conjunto os ministérios de Relações Exteriores, do Interior e da Economia da França.

Um porta-voz da embaixada iraniana em Paris não respondeu de imediato a um pedido de comentário, e não houve uma reação de imediato de Teerã à medida tomada pela França.

Os bens apreendidos eram de dois iranianos identificados como Assadollah Asadi e Saeid Hashemi Moghadam, segundo o comunicado. Uma unidade dos serviços de inteligência do Irã também foi afetada.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se