Após o sucesso no mercado automotivo, a montadora chinesa Chery está expandindo seus horizontes para o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). A empresa anunciou que tem interesse em firmar um acordo de cooperação estratégica com o Automobile Club de l'Ouest (ACO), buscando uma futura operação na classe Hypercar sob a marca Exeed.
O projeto "Road to Le Mans" tem um objetivo simples: a participação nas 24 Horas de Le Mans no prazo de cinco anos. Para que tudo ocorra bem, o plano foi dividido em três etapas, começando pela "Exeed Unified Race", que seria a fase inicial voltada ao desenvolvimento do programa, com a criação dos sistemas, da equipe e da formação de pilotos.
Na segunda fase, é previsto que a Chery ingresse na Asian Le Mans Series (ALMS), com equipes competindo nas três principais classes do campeonato de endurance: LMP2, LMP3 e LMGT3.
Por fim, a última etapa é a representação da estrutura final do projeto, com a criação do "Exeed Le Mans Team". Essa fase prevê a construção de uma pista certificada pela ACO em Wuhu, cidade-sede da marca, que será usada como centro de testes e desenvolvimento dos GTs e protótipos da marca.
Apesar do avanço no planejamento, a Chery ainda não teve uma decisão definitiva sobre a categoria e, até o momento, é vista como uma fabricante interessada. Já que o acordo entre a marca chinesa e a ACO ainda não foi firmado.
Caso o projeto avance, ele teria um caráter histórico, colocando a Chery como a primeira montadora chinesa a disputar as 24 Horas de Le Mans. Em termos mecânicos, no entanto, a marca não dispõe de muitas opções de motores a combustão, tendo como a unidade mais potente, um quatro cilindros turbo de 2,0 litros com 192 kW (257 cv).
Por outro lado, a montadora está apostando em sua tecnologia híbrida plug-in C-DM, cuja potência combinada pode chegar a 455 kW (610 cv), o que pode facilitar a criação de um programa no endurance.